quinta-feira, 19 de maio de 2011

Histórias da vovózinha

Há uns 7 anos atraz,estava na casa de minha avó quando um certo livro de capa dura e cor avermelhada me chamou atenção.Então resolvi pega-lo.Ao abri-lo,senti que meus dedos ficaram sujos,cheio de poeira,então logo imaginei que deveria ser um livro bem antigo,no mesmo instante comecei a espirar,mas algo naquele livro me prendia a atenção.Delicadamente,folheei as paginas,e não pude deixar de notar que por mais que fosse um livro antigo,as cores de cada gravura resaltavam como na vida real,eram muitos tons..verde,azul,amarelo,branco e preto.Até que uma certa gravura me chamou bastante antenção!Nela havia um rei bem farto,com uma coroa imença.À sua frente tinha a presença de um belo bôlo,bem grande e recheado!E nas bordas da página,haviam pássaros.Fiquei bastante curiosa,então resolvi ler,e pelo que me lembro,começava assim..
O BÔLO DO REI

O REI ganhou,de presente,
Certo bôlo original,
Que,pra êle,consistia
Gulodice sem igual:
Vinte e quatro passarinhos,
Dentro do bôlo trancados,
Voaram,muito felizes,
Quando foram libertados.

O rei contava o tesouro
Para êste bôlo pagar,
A rainha,então,comia
Pão com mel,a conversar.
A criada entrou na sala,
E grande susto levou;
Um passarinho do bôlo
Seu nariz quase bicou...

Ad. de H.P. Vieira

Fiquei fascinada com a vida que as palavras tinham enquanto as lia,e as gravuras,só faltavam saltar das páginas com euforia.Foliei o livro por inteiro,mas isso foi na época,hoje,já o li três vezes,não é uma leitura cansativa,é algo para me destrair e me alegrar,pois é só começar a ler,que me lembro de minha vovózinha,os seus versos me contar..E aqui deixo mais dois poemas,para quem sabe,destrai-lo,saia dessa rotina!Aposto que na casa de seus avós tem muitas aventuras,trancadas no armario ou até na estante!Pegue uma delas,e divirta-se bastante!

O MENDIGO

UMA esmola,menina,ao velho,
Que para comer nada tem.
Pobre velho,neste mundo,
Sem arrimo,sem vintém.
Uma esmola,Deus vos pague,
Como paga a quem faz bem.

Ad. de H.P. Vieira


PÃO COM MANTEIGA

PÃO com manteiga ?
Como é gostoso !
Se fome tenho,
Então,que gôzo !
Muita manteiga,
Num pão quentinho,
Você não acha delicioso ?

Helena Pinto Vieira

-Poemas retirados do livro "Histórias contadas e outros poemas/O mundo da criança"-


Espero que tenham gostado.
Beijinhos,Alice Pierre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário