terça-feira, 9 de agosto de 2011

Diga não a invasão !

Invadir a intimidade dos outros hoje em dia é uma coisa muito comum, os famosos se tornam pessoas públicas, ou seja todos sabem o que fazem a cada hora do dia, onde vão e isso sem falar nos fotógrafos que perseguem as estrelinhas toda hora e espalham momentos constrangedores por todo lugar! Imagine, micos que todos nós pagamos expostos por aí ... ? Afinal todos somos humanos e nem por isso perfeitos.




A invasão de privacidade é um crime previsto no artigo 5º da constituição:

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

 A Internet está mudando a percepção que temos sobre privacidade. A web revolucionou o modo como nos comunicamos, tornando possíveis novas oportunidades de interagir e compartilhar informações. Mas, esta revolução contribui para o desenvolvimento acelerado de uma comunidade virtual de âmbito mundial, porém governos e organizações privadas, presentes na web, passaram a ter acesso e poder de processar informações sobre os indivíduos, num ritmo cada vez mais rápido. 
 Isto quer dizer que este meio de comunicação interativa está também aumentando os riscos para os indivíduos de terem seus dados manipulados por outros sem o seu consentimento, o que acontecerá uma invasão de privacidade. Hoje, no Brasil, muitas organizações que coletam dados pessoais de pessoas na Internet acreditam ter a propriedade destes dados. 
  Entretanto, é provável que as pessoas comecem a reclamar seus direitos sobre seus próprios dados e requeiram indenizações pelo uso inadequado. Esta atitude resultará em grande impacto nos custos de coleta e manutenção de dados, inviabilizando a implantação de novas técnicas de marketing on-line, ferramentas que, se usadas de forma ética, beneficiarão o mercado e a sociedade como um todo. Neste País, onde o problema da privacidade on-line ainda permanece, a melhor estratégia é a auto-regulamentação sobre o uso adequado e ético das informações pessoais na Web em geral.  A proteção da privacidade é de grande importância porque a negligência, sem dúvidas, pode trazer problemas e atrasar a inserção do Brasil no cenário mundial.
  Os paparazzi invadem a privacidade dos famosos há no mínimo 30 anos de forma comercial e agressiva.Os famosos, por exemplo, são espiados como consumidores no ponto de venda pelas empresas que usam avançadas técnicas de pesquisa com a vida pessoal completamente exposta por conta da mídia, porém manter o anonimato total na rede é impossível. Cabe à sociedade ter consciência do que a privacidade representará e exercer seu mecanismo de pressão para que seja regulamentada por lei e principalmente cumprida 

Introdução e foto por Laís, texto por Thaís. Beijos esperamos que gostem! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário