quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Lógica de Aristóteles

Olá gente! Tudo bom com vocês ? Se tem uma matéria que eu goste demais na escola, é Fisosofia! Acho muito interessante estudar sobre o pensamento dos filósofos e entender um poquinho desse mundo. Nesse final de ano, o nosso ultimo conteudo da matéria foi o que me despertou mais interesse, que foi, " A Lógica de Aristóteles ". Então com base em nossos estudos, vou aprofundar um pouco mais sobre o assunto:

Trata-se de uma teoria classica parar explicar como é formulado o raciocinio humano. Desenvolvida pelo grego Aristóteles, um dos pensadores mais influentes em toda a história da filosofia ocidental, essa teoria prevê basicamente que é possivel chegar a certas conclusões a partir de noções preliminares sobre um assunto específico. O exemplo clássico que resume o funcionamento da dedução na lógica aristotélica diz o seguinte: " todos os homens são mortais. Sócrates é um homem. Logo, Sócrates é mortal". Os filósofos, costumam dividir essa lógica em dois princípios básicos: o silogismo e a não contradição.
  O primeiro é o processo de argumentação exemplificado acima: a partir de duas verdades chega-se a uma terceira, a conclusão. Já a não contradição, como o próprio nome diz, busca a especificidade de cada coisa: é impossível que ela seja e não seja ao mesmo tempo. A lógica aristotélica baseia-se no pressuposto de que a razão humana é capaz de deduzir conclusões a partir de afirmações ou negações anteriores. Se as premissas forem verdadeiras, as conclusões também serão.


Beijinhos Alice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário